sexta-feira, 22 de julho de 2011

FUNDAÇÃO: IGREJA EVANGELHO QUADRANGULAR...

Aimee Semple Mcpherson, a fundadora


Poucas pessoas se mantém insensíveis depois da leitura da biografia da irmã Aimée. Seus talentos naturais colocados a serviço do Senhor; sua capacidade de obedecer a Deus; sua fé genuína; seu amor pelas almas; seu discernimento espiritual e muitas outras qualidades reveladas nesta biografia, resultaram num grande avivamento e por fim, no surgimento da Igreja do Evangelho Quadrangular.
Aimée Semple McPherson deixou-nos uma grande herança de vida cheia de amor e de realizações espirituais. Cabe a nós, agora, a responsabilidade de dar continuidade a este maravilhoso ministério, pregando e ensinando com fé, o Evangelho completo, o Evangelho Quadrangular.
  • Jesus Cristo Salva;
  • Jesus Cristo Batiza com o Espírito Santo;
  • Jesus Cristo Cura;
  • Jesus Cristo Voltará.
Aimée Kennedy nasceu numa pequena fazenda perto de Ingersoll, Ontário, no Canadá, a 9 de outubro de 1890, filha única do casal James e Minnie Kennedy. Lá passou sua infância e mocidade, formando-se do colégio com honras especiais.
Na sua adolescência, a jovem Aimée se interessou cada vez mais pelos programas sociais e recreativos da Igreja Metodista que ela frequentava, usando seus talentos criativos nas apresentações teatrais da igreja. Cinema, patinação no gelo, romance e bailes foram as diversões que atraíram-na até o ponto de seu coração ficar cada vez mais frio e longe de Deus.Com a idade de dezessete anos, enquanto cursava o colégio, ela ficou fascinada com os ensinamentos da teoria da evolução. Mesmo sendo criada num lar cristão, Aimée começou a duvidar da veracidade de suas crenças religiosas, até da existência de Deus. Nessa condição de indiferença ateística, Aimée não se sentiu feliz. Entre as dúvidas e a tristeza por ter discutido com sua mãe, tendo-a magoado com sua descrença, a luta em seu coração era muito grande.

A Conversão

Uma noite ela foi para seu quarto, determinada a achar uma solução para suas dúvidas. Sem acender a lamparina, ajoelhou-se em frente à janela aberta onde contemplava a paisagem branca, toda coberta de neve. Levantando-se seus olhos aos céus, vendo a lua e as estrelas, pensou: “Certamente deve existir um grande Criador que fez tudo isto.” De repente, ergueu os seus braços para o céu e clamou: “Oh Deus, se há um Deus, revele-se a mim.” (Dentro de quarenta e oito horas Deus respondeu essa oração).
No dia seguinte, passando pelo centro da cidade com seu pai, Aimée viu uma placa anunciando cultos de avivamento pentecostal num salão grande. A pedido da filha, o Sr. Kennedy levou-a ao culto na noite seguinte. Aimée foi com a intenção de se divertir, mas, toda frivolidade e zombaria desapareceram quando o jovem pregador, Robert Semple, se levantou e abriu a Bíblia. O evangelista pregou sobre o texto: “arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:38)
Depois de explicar o plano de salvação e o que significa arrependimento e fé, o evangelista começou a expor a doutrina do batismo com o Espírito Santo. Ele mostrou que a salvação, e o Batismo no Espírito Santo devem ser ministrados lado a lado, para que o crente possa viver sua vida na plenitude do plano de Deus. Aimée ficou profundamente convicta de seu pecado. Repentinamente, o pregador deixou de falar inglês e começou a falar em línguas estranhas pelo Espírito Santo, com seus olhos fechados e os braços estendidos na direção de Aimée. Em seguida Robert Semple continuou a sua mensagem em inglês. Não houve interpretação, mas, Aimée, que até aquela noite nunca soubera do falar em línguas estranhas, sentiu que era a voz de Deus falando com ela, dizendo: “Tu és uma pobre perdida e miserável pecadora, merecedora do inferno.” Aimée não aguentou mais e deixou o culto para assistir um ensaio da peça de Natal de sua autoria. Ela mesma descreveu os eventos que se seguiram com estas palavras:
“Não sei como terminei o ensaio naquela noite, mas eu sei que por três dias lutei com a mais terrível convicção de pecado e da minha necessidade de Deus. No terceiro dia, sozinha, voltando do colégio em um trenó, a convicção era mais do que eu podia aguentar. Levantando minhas mãos eu clamei em alta voz: Senhor Deus, tem misericórdia de mim, pecadora! Imediatamente o peso se foi; glória e alegria subiam do meu coração e transbordavam em louvor através dos meus lábios; lágrimas rolavam pelas minhas faces e eu comecei a cantar:
Toma minha vida e deixei-a ser consagrada, Senhor, a Ti; toma meus lábios e deixo-os cantar sempre, somente ao meu Rei! Agora já se foram as canções mundanas; tomais minhas mãos e deixa-as moverem-se pelo impulso do Teu amor! Então não haverá mais música mundana tocada pelas minhas mãos; toma meus pés e deixa-os serem ligeiros e formosos para Ti; já acabou para mim o salão de baile e tudo que ele para mim representava.”

O chamado para servir e o Batismo no Espírito Santo

Depois da sua conversão, Aimée passou duas semanas numa alegria impossível de descrever. Um dia em oração, ela sentiu que precisava ganhar almas. Começou a procurar na Bíblia o segredo do poder e êxito daqueles que ganham almas. Pelo estudo do livro de Atos, ela descobriu que o revestimento do poder para servir era sinônimo de batismo com o Espírito Santo. Desde aquele momento ela começou incessantemente a buscar o Espírito Santo, perdendo muitos dias no colégio, para assistir reuniões de oração na casa de uma senhora já batizada com o Espírito Santo, que pertencia à Missão Pentecostal, onde Aimée ouviu o Evangelho. Quando a mãe de Aimée recebeu uma carta do diretor do colégio, comunicando o fato dela estar perdendo muitas aulas, proibiu-a de frequentar os cultos, chamando o povo da missão de fanáticos.
Na segunda-feira seguinte, Aimée conseguiu chegar na cidade, apesar da neve que estava caindo. Resolveu não ir ao colégio, mas, passar o dia em oração na casa da irmã da missão. Elas oraram juntas, pedindo ajuda a Deus, para que Aimée ficasse na cidade até receber o batismo. O Senhor ouviu a oração e a neve começou a cair numa tempestade muito forte. Ela orou o dia todo e quando foi pegar o trem para voltar à sua casa, descobriu que todos os trens estavam parados, as linhas telefônicas interrompidas e as estradas intransitáveis. Essas condições prevaleceram por uma semana, e Aimée ficou na casa da irmã, passando a maior parte do tempo ajoelhada e orando horas a fio, comendo e dormindo pouco, levantando na madrugada, e embrulhada em cobertores, continuava em oração.
Na sexta-feira ela ficou na presença do Senhor até à meia-noite. Levantando bem cedo no sábado, antes que qualquer pessoa da casa estivesse acordada, foi à sala, ajoelhou-se, levantando as mãos começou a orar pedindo o Espírito Santo, para melhor servir ao Senhor, contando o Seu amor para os outros. Num momento, uma alegria maravilhosa encheu o seu coração, e Aimée com os olhos fechados, viu o mundo como um vasto campo de trigo, já branco para a ceifa. Ainda em oração, o trigo começou a se transformar em rostos humanos, a folhagem, em mãos levantadas e sobre tudo apareceram as palavras do Salvador. “Os campos já estão brancos para ceifa. A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai pois ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara.” Naquela noite o Senhor colocou na sua mão uma foice de dois gumes (A Palavra de Deus), e no seu coração soaram estas palavras: “Vais recolher o trigo, mas lembres sempre que a foice te é dada para cortar o trigo. Muitos ceifeiros usam-na corretamente apenas poucas horas, e depois começam a cortar e marcar os seus colegas. Aplica-te à tarefa que está perante ti; corte somente o trigo e recolhe os molhos preciosos.”
Esta foi uma lição que a irmã Aimée nunca esqueceu. Apesar das críticas, perseguições e mesmo calúnias terríveis, não procurava se defender, criticando ou ferindo os outros.
Naquele mesmo sábado inesquecível, Aimée Kennedy recebeu o batismo no Espírito Santo, louvando e glorificando ao Senhor numa língua que ela nunca aprendeu, “Segundo o Espírito lhe concedia que falasse.”
Era quase meio dia quando se levantou com o rosto radiante, após ter ficado muito tempo na presença do Senhor, em oração. Fora, a tempestade havia cessado; os irmãos da casa entraram na sala e regozijaram-se com Aimée. Ela escreveu mais tarde: “Dentro do meu coração ficaram duas convicções: primeiro, que o consolador tinha entrado para ficar e que eu teria que viver andando em consagrada obediência à sua vontade; segunda, que eu tinha recebido uma chamada para pregar o evangelho eterno.”

O casamento e a entrada no ministério

Logo após essa experiência maravilhosa, o evangelista Robert Semple, voltou a Ingersoll e no dia 22 de agosto de 1908, casou-se com Aimée. Juntos entraram no campo evangelístico, seguindo um programa de trabalho intensivo. Foi nessa fase do seu ministério que Aimée recebeu o dom de interpretação de línguas. Um dia enquanto estava orando no seu quarto, começou a falar em línguas, pelo Espírito Santo. Logo ela ficou consciente pelo fato de poder entender o significado das palavras dadas pelo Espírito. Durante o culto daquela mesma noite, o pastor, Rev. Durhan deu um mensagem em línguas e Aimée recebeu a interpretação, mas por causa da timidez, não deu a interpretação. Porém na reunião seguinte, quando uma mensagem em línguas foi dada, com medo de apagar o Espírito, Aimée foi obediente, deixando que o Espírito Santo desse a interpretação através dela.
Algum tempo depois, assistindo uma série de conferências, Aimée caiu numa escadaria e fraturou o osso de um dos pés, ficando com quatro dos ligamento completamente soltos, a ponto dos dedos serem puxados para baixo apontando a direção do calcanhar. Depois de colocar o gesso, o médico deu pouca esperança da recuperação dos ligamentos e da flexibilidade do pé e do tornozelo. Com os dedos do pé inchados, pretos e com muita dor, Aimée foi assistir o culto à tarde, dirigido pelo Rev. Durham. Não suportando mais a dor, deixou o culto, resolvendo descansar no seu quarto, que ficava um quarteirão de distância do salão de cultos. Chegando ao quarto, ela ouviu uma voz dizendo: “Se tu embrulhares o sapato do pé fraturado, voltares ao culto, e pedires ao Rev. Durham orar por ti, levando contigo o sapato para calça-lo na volta, eu curá-lo-ei.” A princípio, ela estranhou a idéia, mas a voz no seu coração insistiu tanto que finalmente com a ajuda de muletas, voltou ao culto levando o sapato. Chegou tremendo e atordoada porque no caminho a muleta entrou num buraco na calçada, causando aos dedos, já sensíveis, uma dor terrível por haverem tocado no chão. Contando aos irmãos reunidos o que Deus tinha falado, e após uns momentos de oração silenciosa, o Rev. Durham colocou suas mãos no tornozelo dela e disse: “No nome de Jesus receba a cura.” Instantaneamente ela sentiu que fora curada; o gesso foi tirado e num salto ela colocou-se em pé e começou a andar, louvando ao Senhor. O testemunho de Aimée foi este: “Desde aquela vez o poder da cura divina se manifestou vez após vez na minha vida e na vida daqueles que eu tive o privilégio de oferecer a oração da fé.”
Não foi muito tempo depois disso que o casal Semple, sentindo a chamada de Deus, partiu para a China, como missionários naquele país idólatra. Enquanto eles ministravam ali, lutando pela causa do mestre, os dois caíram doentes com malária, e Robert Semple deixou essa vida, para viver com Cristo eternamente.
Após o sepultamento de seu marido em Hong Kong, Aimée voltou à América com sua filha Roberta, de seis semanas. Depois de alguns anos de trabalho na seara do Senhor, cansada, sozinha e querendo um lar para criar sua filhinha, Aimée casou-se com Harold Stewart McPherson.
Desse casamento nasceu um filho, Rolf Kennedy McPherson, o qual a sucedeu na presidência da Igreja (Internacional Church of the Foursquare Gospel) até o ano de 1988.
Nesse lar seguro e confortável, Aimée logo percebeu que não poderia ser inteiramente feliz se não fizesse a vontade de Deus. A voz do Senhor falava ao seu coração: “Prega a Palavra. Faze a obra de um evangelista.” Na intensa luta entra a chamada de Deus e o dever à sua família, Aimée caiu num estado de depressão que ela procurou afastar, dedicando-se mais às obrigações domésticas e ao cuidado de seus filhos. A escritura que sempre voltava à sua mente, era “E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Tarsis.” Aimée não podia negar a chamada de Deus na sua alma. Adoeceu e, gradativamente, foi piorando, ao ponto do ruído da água fervendo ou da conversa baixa, tornar-se insuportável. Foi necessário uma operação, mas ela piorou. As complicações resultantes do coração, hemorragias do estômago e nervosismo intenso levaram o médico a aconselhar uma outra operação séria.
Aimée adiou a operação por um tempo, na esperança de que Deus iria curá-la. Mas, cada vez que pedia a cura de Deus, vinham-lhe à mente as palavras do Senhor, dizendo: “Tu irás? Pregarás a Palavra?” Um ataque repentino de apendicite, levou-a à mesa de operação, e o seu desespero era tanto, ao ponto dela pedir que Deus a levasse dessa terra. Cinco operações foram feitas naquele dia, e nos dias que se seguiram, ela chegou a um estado tão crítico, que todos aguardavam sua morte. Naquela madrugada, no silêncio do quarto no hospital, já com a respiração difícil, Aimée ouviu novamente a voz do Senhor, dizendo: “Agora tu irás?” e ela reconheceu perfeitamente que estava indo ao túmulo, ou à seara com o Evangelho. Com a pouca força que lhe restava, e em voz inaudível Aimée respondeu: “Sim, Senhor, eu irei.”
Naquele momento ela sentiu nova vida no seu corpo e logo a respiração tornou-se fácil e a dor desapareceu. Em quinze dias, Aimée estava completamente recuperada.
A conversão e a consagração foram completas. Chegando em casa, Aimée pegou todas as músicas de jazz e juntamente com os romances e os sapatos que usava nos bailes, queimou tudo, explicando a seu pai que veio correndo, que daquele dia em diante ela ia cantar e tocar hinos, e a Bíblia seria seu livro.

Sobre a igreja


Em 1917, iniciou sua maratona pelos Estados Unidos com várias campanhas em diversas cidades do país. Em 1922, durante um culto na cidade de Oakland, ela recebe a visão do evangelho quadrangular, termo que daria nome à igreja por ela fundada em janeiro de 1923, com a inauguração do Angelus Temple, em Los Angeles, Califórnia.
Aimee faleceu em setembro de 1944. Seu filho Rolf McPherson assumiu a presidência da igreja, que hoje é exercida pelo Reverendo Paul Risser.
Durante seu ministério Aimee não apenas fundou a Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular e o Angelus Temple, ela também foi responsável:
  1. Pela criação do Life Bible College e da Torre de Oração, na qual diversas pessoas se revezavam em turnos de duas horas para que houvesse um clamor a Deus 24 horas por dia.
  2. Pela inauguração da terceira estação de rádio de Los Angeles, a KFSG (Call FourSquare Gospel).
  3. Pela fundação da Cruzada Internacional do Evangelho Quadrangular.
  4. Pela organização do departamento de Assistência Social do Angelus Temple, o qual alimentou e vestiu cerca de meio milhão de pessoas durante a Depressão e a Segunda Grande Guerra.
  5. Pela publicação de diversas revistas e periódicos, além da elaboração de diversos livros, peças, óperas sacras, músicas (incluindo o Hino Oficial da Igreja do Evangelho Quadrangular) e sermões.

A Igreja do Evangelho Quadrangular se encontra hoje em 107 países ao redor do mundo. Sua sede mundial é localizada em Los Angeles, Califórnia (EUA), mas ela funciona de forma autônoma em cada país.
A Igreja do Evangelho Quadrangular, baseada na Bíblia, tem um enfoque profundamente Cristo-cêntrico e é uma das igrejas pentecostais pioneiras do avivamento carismático do início do século XX.
Mantendo firme sua dedicação pela evangelização do mundo, nasceu da vontade do Espírito Santo e não de uma divisão ou cisma de igrejas e se conserva unida para a glória de Deus.
Concebido no coração do Pai, o evangelho quadrangular é uma mensagem gloriosa, sólida como a rocha, o mesmo Jesus Cristo sobre o qual está fundamentado.



Harold Edwim Williams (1913-2002), o fundador da igreja do Brasil

Harold Edwim Willians nasceu no dia 27 de novembro de 1913, em Hollywood, na Califórnia. Faleceu em Los Angeles – Califórnia, no dia 11 de Setembro de 2002. Deixa esposa, Mary Elizabeth Willians, os filhos John Robert, Paul James, Diane Elizabeth, e netos.
Ele e sua família freqüentavam o Angelus Temple. Ali ele aceitou o Senhor e foi batizado nas águas por Aimee Sample McPherson. Neste mesmo templo conheceu Mary Elizabeth e, no dia 27 de maio de 1939 uniu-se a ela em matrimônio.
O verdadeiro chamado para dedicar sua vida ao serviço do Senhor veio numa campanha para a juventude na igreja de Long Beach. Naquele dia, ajoelhado ao lado do piano de cauda, ele entregou sua vida ao Senhor.
Formou-se no Life Bible College em junho de 1942. Assumiu seu primeiro pastorado naquele mesmo ano em Arkansas, na igreja de Little Rock. Foi nomeado pelo gabinete de missões para a Bolívia no ano de 1945, e em julho de 1946 foi nomeado para o Brasil. Morou na cidade de Poços de Caldas enquanto aprendia o idioma e ensinava inglês, foi em 1950 para São João da Boa Vista, onde fundou a Igreja do Evangelho Quadrangular, originalmente denominada Evangélica do Brasil.
Nos anos de 1953 e 1954 liderou, juntamente com o missionário Raymond Boatright, um dos maiores movimentos de avivamento que o Brasil já viu, denominado Cruzada Nacional de Evangelização, o qual se iniciou na cidade de São Paulo, espalhando-se depois por todo o território nacional. O movimento utilizava tendas para a realização de suas reuniões, dava ênfase à cura divina e difundia o lema “Jesus Cristo é o mesmo ontem ,hoje e eternamente”.

A igreja no Brasil – Cruzada Nacional de Evangelização


Fundada em São João da Boa Vista – SP a 15 de novembro de 1951, pelo missionário da Foursquare Church Gospel Pastor Harold Edwin Willians auxiliado pelo Pastor Jesus Hermirio Vasquez Ramos (o primeiro natural de Los Angeles- EUA e o segundo natural do Peru).
A obra começou numa casa na cidade de Poços de Caldas, junto com uma escola de inglês indo depois para São João da Boa Vista onde foi construido pelos fundadores um pequeno templo.
Na decada de sessenta já sob a liderança do Pastor George Russell Faulkner estabeleceu-se a meta de levar a mensagem a cada capital de estado sendo depois espalhada nos outros municípios. as tendas passavam e deixavam uma nova comunidade formada. Os finais das decadas de setenta e oitenta foram marcados pelo evangelismo dinâmico e pela construção de grandes e belos templos .
Em 1997 já contávamos com 5.530 Igrejas e Obras Novas (que estão funcionando em 2.026 Templos, 1.778 Salões e 1.726 Tabernáculos de madeira), além de 4.000 congregações e pontos de pregação, que funcionam sob a responsabilidade das igrejas locais.
Ao todo são 2.887 ministros, 1.488 aspirantes e 10.648 obreiros credenciados (deste total de 15.023 membros do ministério, 5.951 são mulheres). Trabalham ainda 38.000 diáconos e diaconisas, com um total de aproximadamente 1.600.000 (Hum milhão e seiscentos mil) membros.
A Igreja Quadrangular Internacional está hoje em 91 Países (desde 1944 o sol brilha ininterruptamente sobre a bandeira Quadrangular pois ela está em todos os continentes). Só a igreja brasileira já tem nove missionários em sete desses países.
Para preparar pessoas para esse ministério a igreja conta 40 Institutos Teológicos Médios e 100 Institutos básicos (com 4.500 alunos e 1.200 Professores), uma escola por correspondência e um curso intensivo para pastores CATEP.
       ( fonte IEQ - São Carlos)....

4 comentários:

  1. A paz do Senhor.
    Parabéns pelo blog. Gostei da matéria sobre adoração. Estou a 10 anos no ministério de Louvor, e venho percebendo como a íntima adoração ao Senhor, tem sido escassa em nossos dias.
    Deus lhe abençoe.
    Abrçs.
    http://ciencia-religiao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Paz, Pastor Jefferson!
    É uma alegria conhecer mais um irmão em Cristo.
    Sempre me emociono com o testemunho de fundação da nossa Igreja. Uma grande bênção mesmo!
    Estive numa reunião do CED/SP, onde seu pastor estava falando sobre as Igrejas Embrião e os projetos da IEQ no estado. Fiquei muito feliz em saber do crescimento que Deus tem nos proporcionado em todo São Paulo.
    Grande abraço e fique na paz!

    ResponderExcluir
  3. SENTI MUITA EMOÇÃO LENDO COMO SE FUNDOU A IGREJA! CHOREI! ME ALEGREI! ELA É REALMENTE NASCIDA DA PURA VONTADE DO ESPÍRITO SANTO! ALELUIAS! QUE DEUS ABENÇOE! A PAZ DO SENHOR!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da matéria que o Senhor me indicou é a realidade,também gostei das outras mtérias,continue escrevendo ,um abraço
    Pra Eunice B. Digilio

    ResponderExcluir