terça-feira, 6 de setembro de 2011

Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus


Deus tem um propósito pra isso?
Muitas vezes não entendemos os propósitos das coisas que acontecem em nossas vidas. Perdas, desastres, dificuldades e tribulações nos deixam cheios de dúvidas em relação a Deus, à Sua existência e às Suas promessas e propósitos.
A verdade é que precisamos saber que Deus tem um propósito em tudo. Paulo diz em Romanos 5.3-5 que ele se alegra nas tribulações, pois elas trazem perseverança, caráter aprovado e depois esperança. Paulo revela nessa passagem que era consciente de que “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8.28)
  • Paulo e Silas na prisão – Atos 16.23-34
Paulo e Silas foram maltratados e presos por pregar o evangelho de Jesus Cristo. Mas eles não se entregaram aos sofrimentos, mesmo na prisão os dois não deixaram de adorar ao Senhor.
Provavelmente eles não tinham idéia do que Deus iria fazer através da prisão deles. Eles estavam presos, mas Deus tinha um propósito naquilo tudo: Salvar uma família. Isso mesmo. Depois de um tremor de terra causado pela adoração de Paulo e Silas o carcereiro procurou os dois e perguntou a eles como poderia ser salvo. Paulo e Silas responderam:
“Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa” (versículo 31)
E o carcereiro e sua família foram salvos.
Você pode achar que o que está passando hoje é algo completamente impossível de agüentar e você não entende qual é o propósito de Deus nisso. Mas a verdade é que Deus tem um propósito para tudo o que passamos e vivemos: dores, perdas, lutas, alegrias, tudo tem um sentido dado por Deus e é controlado por Deus.
Talvez você se pergunte: “Mas e as coisas más que acontecem, também foi Deus quem causou?”. A resposta é não, mas Ele permite que satanás nos atinja assim como na história de Jó (Jó capítulos 1 e 2) para nos mostrar quem somos e quem Deus é em nós. No caso de José do Egito, no livro de Gênesis, no final de sua vida reconheceu: “Vocês [os irmãos de José] planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bom[...]” (Gênesis 50.20)
Além disso, existe o tempo de Deus para a finalização dos planos dEle:
“Para tudo existe uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1)
Voltando no mesmo capítulo do livro de Atos, podemos ver que Deus não deixa nada incompleto (Atos 16.35-39), depois que a família do guarda da prisão foi salva Paulo e Silas – por serem cidadãos romanos – foram soltos e receberam pedidos de desculpas das autoridades. (versículos 38 e 39)
Portanto galera, nunca se esqueçam, assim como o apóstolo Paulo que:
“…Deus a age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito.” (Romanos 8.28)

2 comentários:

  1. A verdade é que o desespero toma conta de todos que vivem uma tragédia e aceitar isso como algo que será para o nosso bem é difícil.
    Somente a maturidade cristã pode nos elevar a este patamar de aceitação.

    ResponderExcluir
  2. Cristo tem proposito em todas as aréas, até mesmo no derramar de uma lagrima. Temos apenas que crer.

    Visitem:
    http://adoreosenhor.blogspot.com

    ResponderExcluir